Páginas

domingo, 5 de janeiro de 2014

Pascoa, o Papa Argentino e a aula de história!!!!

      E depois de não dormir direito, por conta da mudança de horário de verão e com medo de perder a hora,me atrasei do mesmo jeito, acordei com o estômago embrulhado das comidas não saudáveis do dia anterior,acabei pegando o trem das 7 da manhã.
      Aí nessa mudança toda de horários e fusos horários em relação ao Brasil, posso dizer que fiquei 3,4 e 5 horas na frente da galerinha daqui, e mais distante do meu mundinho piedadense.
       Mas, Mariangela, porque madrugar para assistir a missa do Papa ?
       Simples, já que é para ver o Papa , vamos escolher o melhor lugar né?
      A missa era ás 10 horas da manhã,mas dias antes precisa pegar um convite no portão de bronze nos muros do Vaticano  para poder assistir.E é diferenciado: o de cor branca você assiste sentada na área central da praça e azuis nas laterias , o meu era azul que não serviu para nada, pois entramos sem precisar deles.



No raio x.... os brasileiros preocupados em achar o melhor lugar,a intrometida aqui, já indicou um local vazio próximo a cerca de segurança, e os convidou, eles riram,pois , tinha que ser brasileira para achar um local rapidinho, aí trocamos informações, eles contentes de ver o Papa e eu zuando que não tem graça, pois já era o segundo em menos de 3 meses que eu havia visto.
       Adivinha o que disseram?!:
--Aposto que foi sua culpa do Papa pedir afastamento.
--eu: Caracas o pessoal da minha cidade disse o mesmo.
Rimos bastante, a Cintia morrendo de vergonha da conversa, não sei porque! Mas me divertia com os Cariocas que decidiram apressar os passos em outra direção,em busca do melhor lugar, eu fui para onde tinha indicado, e fiz certo.
Era próximo ao telão, e duas pessoas na minha frente em relação a cerca de segurança, e para havia uns argentinos(nada contra os argentinos,mas nesse dia estavam em peso), ainda bem que bonitos!!!
Lá por 9 horas da manhã , eu estava com fome, mas tinha levado lanche e água, não estava frio nem calor, estava nublado, estava o céu limpo.
Conforme o tempo ia passando o pessoal apertava, empurrava,passavam mal e pediam socorro, as equipes de emergência agilizavam rápido o socorro e resolviam o problema do povo que não haviam  se alimentado e ficado horas na espera.Tinha um guarda, o Guarda Bello, na minha frente e também tinha os guardas suíços! <3
Tinha as mocinhas desmaiando para ser socorridas pelos guardas, pois saravam rapidinho,isso até as italianas repararam!

Uns vinte minutos antes da missa, começamos a rezar o terço,ele tem 5 mistérios certo?Eu aprendi isso, mas em Roma só rezaram até o  quarto, nem finalizaram e pronto, e pra você ver no Vaticano ninguém reza direito , é só status!!!
Chegada ás 10 horas da manhã, tocam as cornetas e é dado o inicio  a missa,a banda do Vaticano faz a entrada junto aos cânticos religiosos e se acomoda, de resto é a missa de sempre, sem nada de diferente, os ministros, os coroinhas e os demais colaboradores da cerimônia fazem tudo.O Papa só fica olhando, hora ou outra ele faz qualquer aceno ao publico, benze algo e no final sai fazer o seu passeio no meio do povo.
Encontrar brasileiros é legal, mas tem uns que que pelo amor de Deus, é melhor que fiquem em casa e de preferência no Brasil.Na cerca de segurança tinham 5 brasileiras da mesma família,reclamavam que tinha muita gente, que estavam com fome, que o povo  as empurravam,que não dava para ver nada.Reclamavam de tudo!Sair do Brasil, para ir em Roma ver a missa em uma época de ascensão da mídia e do povo em relação a primeira missa de um Papa e reclamar? Vai carpir lote ou doar o dinheiro da viagem para alguém que precisa é simples , não é mesmo?
Pois bem, reclamaram tanto que saíram do local no meio da missa, dando espaço para a gente, assim  eu consegui ficar bem mais próxima a cerca de segurança,a maior parte do tempo é legal, mas quando vem os padres com as óstias, a gente de ferra, e vira uma sardinha em lata só para não perder lugar.Eu estava mais magra,com meus 58 quilos, minha saia é de quando eu pesava 64 quilos,nessa de me encolher e se esticar ela ficava mais larga ainda, e com meias calça ela quase que escorregou,olha a perversão na Piazza San Pietro no Vaticano.

E o povo ainda continuava a passar mal, e o Guarda Bello ali todo atento,hora vai passando a missa vai chegando no fim , e começa uma gritaria, o que seria?
O Papa havia subido no Papa Móvel,posicionei minha câmera e esperei que ele viesse para filmar, pois foto eu sei que não conseguiria tirar mesmo,então meu braço já estava cansado, e ele resolveu aparecer, eu filmei ele bem de perto, o povo é doido de mais faltava pular nas nossas cabeças para poder alcançá-lo.Foi muito rápido o cortejo, ele saudou alguns argentinos que estavam ali próximo com a bandeira do país,carregou uma criança, fez a pompa toda e voltou para o altar,fazer a saudação final e deixar a sua mensagem, eu me lembro que ele puxou a orelha dos países em guerra algo assim, se eu achar a mensagem no google eu volto aqui rsrs
Acabada a missa o povo começava a se dispersar, e a fila para entrar na basílica estava imensa, e me despedindo da Cintia,pois ela não queria ir até Castel Gandolfo,uma brasileira veio como quem não quer nada comentando sobre a missa,e resolveu pedir emprestado o celular da gente pois, precisa muito de ligar para um amigo que conhecera um dia antes em um hostel, ele era da Irlânda e o seu número de telefone também,ela disse que ele estava ali na praça, eu não emprestei meu celular não,eu disse que não tinha chip utilizava somente para fotos, me despedi e fui fotografando a galera ali presente.Se fosse um caso de muita emergência eu entenderia mas sabe como é né, esse povo enrolão pega o celular da gente gasta os créditos ou até mesmo some com ele rsrsrs.

 Antes de seguir para a Termini para embarcar no trem para Castel Gandolfo, aproveitei em vivenciar a muvuca de pessoas de diversos países,brasileiros tirando foto com a  nossa bandeira, nada contra, mas não acho legal ! rs
Um moço da Germania,resolveu conversar comigo sobre a missa, e lá fui desenferrujar meu inglês, não consegui falar direito pois ao invés de pensar em inglês pensava em italiano,muito hilário antes eu tentava falar em italiano acabava falando no inglês e depois fiquei craque em me comunicar em italiano, que ficou automático.Convidei-o para ir a Castel Gandolfo comigo, já que ele queria mais dicas do que conhecer na região de Roma, e era super barata a passagem,não sairia fora das contas que ele já havia feito para o passeio na Itália, apesar de que, para eles era muito mais em barato viajar na Itália do que para nós.Ele não quis e eu fui sozinha.

 Ao chegar na muvuca do metrô, fiquei com dó da galera que trabalhava para manter a ordem que não se mantinha,eu me solidarizo com trabalhadores e quase parei para ajudar!
Na catraca se quisesse, passava sem pagar, pois ela estava no limite em ler bilhetes e pessoas em segundos, mas eu esperei,passei o bilhete e fui.(tinha um segurança olhando, besteira passar carão né?!)
Os trens estavam super lotados, não cabia mais ninguém no vagão, mas o povo queria entrar, as mães africanas são desencanadas, mas cuidam bem dos seus filhos, o problema é que elas entram no vagão com um filho e quase deixam o outro para fora,fui correndo levar o menino junto a sua mãe, fiquei com medo de fechar a porta e ele ficar perdido, no outro trem, foi a mesma coisa, dessa vez tinha espaço eu entrei com eles.
Uma senhora começou a dar aulas de história,e pelo que entendi ela é uma professora de história aposentada, estava toda de preto, e chapéu (parecia uma bruxa de filmes), azar de quem discordasse dela, ela mesmo dizia que morava em Roma desde pequena, que viu de tudo lá,contava os segredos,desvendava mistérios, que sabia os nomes de todos os governantes da igreja,do clero,dos consulados, de tudo, tudo, a aula de história no vagão foi divertida, primeira vez que vi os italianos sorrirem tanto no meio de tanta diversidade dentro de um vagão.
Termini em arrivo, meu ponto de descida para um novo local....parecia que naquele vagão havia estado por várias horas, mas foi apenas 20 minutos nem isso.

Veja o Vídeo do Guarda Bello e o Papa Argentino.


Nenhum comentário:

Postar um comentário