Páginas

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Em Tivoli

E em Tivoli .
  Fomos na metade da manhã, pois aguardávamos a Ju, a Sofia e a Marcia para irmos juntas, e como o tempo estava para chuva, sair com criança não dá certo,fomos Cintia  e eu. Chegamos na Estação Tiburtina, e na hora de comprar os bilhetes, o Senhor havia se encantado pela  Cíntia, e começou a descrever Tivoli e indicar lugares para conhecermos.Ela ganhou 20 centavos de euros de desconto !!!
  Conversa vai , conversa vem, e que só foi interrompida pelos demais passageiros que queriam comprar seus bilhetes.Fomos em direção ao nosso trilho de embarque, a Tiburtina tem muitos trilhos e longos corredores de acesso a eles , e o nosso binário era o último.Ao chegar na maquina de convalidar bilhetes, um casal não sabia como convalidar, eu os ajudei e expliquei também que sempre devem convalidar o bilhete do lugar que está ao destino e não vice e versa pois senão perderia a  validação. exemplo:

Bilhetes de Roma a Tivoli,convalidar em Roma e de Tivoli a Roma convalidar em Tivoli.

  Alguns bilhetes a convalidação vale por mais 6 horas, ou seja, se você for de Roma Tivoli e convalidar no trem das 10 e acontecer algo, não tem problema você ainda pode embarcar no prazo máximo de 6 horas desde que o trem para o destino seja do mesmo valor.
  Depois da ajuda, falei para Cintia prestar atenção  e convalidar os bilhetes, uma vez que tínhamos comprados ida e volta, nessa, a inteligência em pessoa que vos escreve convalidou o bilhete errado .Depois de quase 3 meses viajando de trem, na última viagem fiz burrada.Já estava quase na hora do trem, voltamos correndo a bilheteria, expliquei ao Senhor a situação e ele me disse que para não precisar comprar outro bilhete eu teria que dar a minha mão e o bilhete para ele carimbar.Percebi o tom de brincadeira e estiquei a minha mão com o bilhete a ele,que riu do meu senso de humor  espontâneo.E carimbou apenas o bilhete.Resolvido o problema voltamos aos trilhos para embarcar em mais uma viagem.
  No trem fui dormindo, meus últimos dias lá estavam intensos, não vi muito a paisagem percorrida, só quando chegávamos em Tivoli, avistei uma linda cachoeira em meio a mata do Parque Vila Gregoriana,este não deu tempo hábil para explorá-la.



  A cidade de Tivoli é bem tranquila, chegamos em um bom número de turistas,eu queria o ponto de informações turísticas, tinha visto no Google o caminho da estação até ele.Se eu tivesse seguido os demais turistas não teria andado em um caminho alternativo mais longo,e também não conheceria a rotina diária da cidade fora dos pontos turísticos.Ela é bem desenvolvida, sua economia como as demais cidades da Itália gira em torno do turismo local.No ponto de informações turísticas, pedi um mapa, que veio no idioma espanhol, não curti! Pedi algumas informações extras e decidimos ir a Vila Adriana, aproximadamente 1 quilometro do centro e precisaria ir de ônibus.Fizemos um lanche rápido e fomos até ela, a Cíntia não quis entrar ficou me esperando na portaria, me emprestou sua máquina fotográfica e comecei meu passeio.A Vila Adriana foi construída nos tempos do Imperador Adriano, era sua casa e seu jardim.Conhecê-la é uma volta aos tempos romanos, hoje é um sítio histórico para visitação e estudos arqueológicos.Tem dois lagos com tartarugas , patos e peixes.


  Meu tempo era curto, eu tinha cronometrado as visitas, percorri o parque quase inteiro, alguns lugares estão bem conservados , já o anfiteatro estava em completo abandono.Culpa da crise italiana! Na verdade não é , mas eles acham que se está em crise não podem fazer nada, nem manutenção.
  Descansei um pouco enquanto aguardava o ônibus de volta ao centro.Visitas cronometradas cansa, mas é divertido.Na correria aumenta a adrenalina para aventuras. Já no centro decidimos ir a Vila D´este, ao entrar você pode apreciar as pinturas nas paredes das salas, e observar a linda vista do jardim das  fontes, mas lá de cima não tínhamos a noção de tão bela seriam elas.


   Vila D´este a vila das mais belas e grandiosas fontes da Itália, encantadora!
 Cada curva do labirinto uma fonte diferente, várias fotos foram feitas.Meus olhos brilhavam,eu via meus olhos brilharem! O Senhor da bilheteria da Tiburtina , nos havia dito que nos encantaríamos, mas não sabia que seria tanto assim.
   Gastamos toda a memória restantes dos nosso cartões de memória, e meu celular ainda tinha fotos não descarregadas e não podia excluir, a Cintia não descarregava suas fotos por não ter um computador lá.

   A hora ia passando e nós ainda tínhamos um longo caminho até a estação,teria duas opções de horários de trem , mas tinha receio de pegar o último.Demos uma pausa rápida para um lanche e em seguida encontramos um caminho mais curto entre as vielas até a estação.Tiramos mais fotos na cabine de telefone vermelha que encontramos ali, ir para Londres para se fotografar em uma dessas era besteira!


   Chegando na estação com dois minutos de atraso,achei que tínhamos perdido o trem e o último era meia hora depois , que nada, o trem estava 3 minutos atrasados e conseguimos ir com ele.
  Em Roma,chovia.Chegamos em Lido Centro quase ás 8 da noite demos uma volta no centro da cidade e passei me despedir da Eliza a brasileira que mora lá, em seguida fomos para a casa exaustas.

   Comecei a arrumar as minhas malas, descarregar as fotos e gravá-las no CD para trazer, passei a madrugada quase toda acordada, achei que havia gravado todas as minhas fotos, mas não, a maioria das fotos de Tivoli em Vila D´este se perderam.Só fui perceber isso quando cheguei em Piedade, escrevi para a ju me enviar mas já havia feito o backup do meu desktop, e a Cíntia ainda tinha armazenadas no seu cartão e disse que me enviaria, mas não fez isso.Tudo bem, mesmo frustrada por conta disso eu sei que vou voltar lá para fazer novas fotos e você que está lendo,vem comigo!!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário