E aqui registrei minha passagem pela bela e doce Itália, terra de histórias aventuras e aprendizados.Não poderia deixar de agradecer novamente Camila,Juliana e Sofia, as 3 meninas que me deram este presente maravilhoso.Ambas, me deram a oportunidade de crescer, sair da minha zona de conforto , desprender de manias, de acreditar em novos caminhos,percorrer distâncias durante a luz do Sol e até mesmo durante a luz da Lua.De conhecer o velho e novo mundo da Itália.E aprender muito mesmo!!!
Demorei um bocado para registrar tudo no blog, porque aqui em Piedade, cuido mais de tudo e de todos do que de mim mesma.Na Itália era diferente!
Posso ter sido realista demais nos meus contos e crônicas, mas também posso ter fantasiado demais, posso estar de mente fechada em alguns episódios, mas também com ela muito aberta!
Posso também, ter uma visão muito encantadora e outra com muito desencanto,digo também que sou uma descendente Italiana bem típica que carrega sua cultura, mas carrego bastante a cultura brasileira.Por isso comi bastante arroz e feijão em terras italianas.Brasileiros são mais espontâneos, alegres e de fácil amizade.Italianos mais rígidos,meio alegres,(achei alguns bem felizes durante minha estadia) mas para pegar amizade são mais difíceis.
Sobre a família tem os que acham que você foi para lá em busca do dinheiro deles,primos que não quiseram te receber, ou o Tio que achou que você foi para a cidade natal de seu avô atrás da parte dele da herança dos seus bisavós.Mas não estava lá para isso.Mas, sabe que voltei com vontade de retornar e saber mais sobre assunto?
Mas tem a parte da família que te recebe de braços abertos, que fica feliz porque a neta do irmão deles que veio ao Brasil, foi visitá-los.A família da sua família italiana aqui do Brasil que também fica feliz de te conhecer.Ah! e dos primos que te receberam de portas abertas na sua casa.Essas são as partes mais alegres de ter família lá, voltarei visitá-los em breve!!
Dos preconceitos tanto da minha parte quanto a deles, no Brasil também tem machismo e racismo, mas lá eu achei muito forte presenciar alguns pequenos momentos.Mas não é nada que você volte e comece a ajudar a sociedade e você a rever seus conceitos.
Não comi só macarrão por lá não, mas pizza sim, principalmente nos dias de passeios, tem arroz e feijão por lá também viu? Não tem pão francês igual ao do Brasil , mas tem uns pré assados que você compra nos supermercados que é a mesma coisa.Eles não comem muita carne, as comidas e massas são feitas com menos sal, é por isso que a pizza parece que está sem sabor, sabe essa política alimentícia que estão colocando em prática no Brasil de não colocar mais sal nas farinhas,principalmente as farinhas de pães? Então lá faz um bom tempo que já existe.Também comem muita verdura, não são obesos, nós é que somos! Isso não é ironia da minha parte não, a nossa alimentação é menos saudáveis do que a dos italianos.A dieta mediterrânea. Percebi isso no corpo,e na mente.Mas aqui voltei a me alimentar errado novamente. Hábitos!
Aprendam que é só com brasileiros que funciona a frase:
Aparece em casa qualquer hora!
Lá na Itália tem que ter hora!
Não se pode aceitar favores dos italianos, a não ser que eles insistam muito e você não tenha como recusar, a maioria sempre quer algo em troca,mas não fica muito longe dos brasileiros interesseiros.Saiba aceitar ou recusar para manter a cordialidade.
Não seja muito invasiva, isso é feio.Fiz burradas por ser assim.Mas aqui chamamos de espontaneidade e jeitinho brasileiro.Te policie!
Lá as ruas são silenciosas,mesmo em Roma que é uma cidade grande.Não se ouve carros de som, não se ouve motos estourando escapamentos.Se ouve bastante sirenes de ambulâncias, ouve barulhos da televisão do vizinho que amanhece ligada no último volume.
--Caspetta,come dormire?
Na minha janela ouviu-se bastante o barulho dos ventos vindo do mar em dias chuvosos e das gaivotas,que saudades!!!
--Caspetta,come dormire?
Na minha janela ouviu-se bastante o barulho dos ventos vindo do mar em dias chuvosos e das gaivotas,que saudades!!!
A vida lá é mais calma, não vivem no stress que é aqui no Brasil .Muitas cidades da Itália são pequenas por isso me sintonizei com elas, eu cresci em Piedade e ela sempre foi pequena e pacata.Hoje em dia Piedade tem sido barulhenta demais!
Viajar lá é muito fácil e barato, quem me conhece sabe que sou muito caseira, por conta do trabalho,sair da Padaria para mim era impossível.Aqui eu tinha um carro para usar quando quisesse, mas ir em Sorocaba era só quando necessário, e São Paulo então? Jamais, é a cidade que não consigo ir de jeito nenhum, constatações feitas antes de ir para o aeroporto e para voltar a ele,fui para Madrid e lá fiquei mais 12 horas.Definitivamente São Paulo é uma cidade difícil para mim.Já na Itália não tem cidade que eu considere difícil, e também não dependemos de ninguém para te levar ou buscar em aeroporto é muito prático e seguro.
Viver lá é mais complicado para alugar casas e arrumar emprego, mas supermercados e transportes são muito baratos!
Apesar de todo esse modo dramático dos italianos, eles simplificam muito mais a vida do que nós brasileiros.
No Brasil tem muita carência social, lá na Itália é raro ver isso, mas procurando você encontra!
A Itália tem seus prós e contras, como em qualquer outro lugar.
Gostaria de simplificar tudo aqui nesta postagem mas não consigo, inspiração zero hoje, vai ver que é saudades de um ano atrás que já estava de malas prontas para embarcar.
Com o tempo apareço por aqui contando mais um pouco sobre meus 89 dias por lá e trazendo novidades para vocês.
Ficou com vontade de se aventurar em terras italianas e não tem ideia de como fazer isso?
Quem sabe você De Repente não EMBARQUE AGORA para Itália junto comigo?
EI EI EI ouçam!
Atenzioni Signori Passageri
Treno in Arrivo al binario uno
Allontanarsi alla linea gialla.
Atenzioni treno in partenza a Itália
Tra qualsisi minuti
Ciaoo!!!
Mais fotos você pode curtir a minha fan page De Repente Itália, no facebook ou me convidar!!!
ps: para ler o Blog seria legal vocês irem na lista de arquivos na barra lateral direita e pegar as primeiras postagens, senão vocês iram ler o blog de trás para a frente !!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário