E na Pasquetta, mais um dia para passear,fui a Orvieto com as meninas,pegamos o trem das 11 horas, fomos rindo com a Sofia e fotografando -a.
Chegamos lá vimos que teríamos que pegar uma Funiculare(impossível não lembrar da música chiclete que a globo enfiou nas nossas cabeças todas ás vezes que se referia a Itália)mas tudo bem!
Hora de almoço, Sofia precisava comer, nós também, mas ela é prioridade.Enquanto comia, vimos um casal alemão com seu bebê só de fralda e eles estilo verão, era primavera, mas fria, mas para os alemães já consideravam verão, muito engraçado né?
Subindo a Funiculare, tão bonitinha que é,um trem de montanhas !!!
Pegamos o ônibus que já estava ali na espera, achei que era longe o centro,5 minutos de carro, andando não vai 15 minutos, tranquilo o lugar, eu havia me organizado para conhecer a cidade soterranea,Pozzo della Cava,Pozzo di San Patrizio, e mais outros locais que fosse mais próximos.Ao descer do ônibus me deparei com o Duomo de Orvieto, lindo, encantador, fiquei de boca aberta, ele foi construído de uma maneira que você olha que parece que está nó meio do nada, que sensação incrível, mas fotografar em frente você parece uma formiga, fomos conhecer o seu interior,por dentro não é tão bonito quanto fora, não podia fotografar, ficamos na fila para uma outra capela no seu interior, é uma sala de afrescos, que contam a histórias das guerras do céu e do inferno,havia estudantes, reproduzindo os desenhos em uma folha de papel, incrível a perfeição!
O tempo para o passeio era curto, pois em feriados tem menos horários de trens com o valor mais em conta, então agendei minha visita guiada a cidade soterranea, e fui conhecer a centro,Orvieto é conhecida como a cidade das cerâmicas na Umbria , assim como Viterbo para Lazio, as cerâmicas são lindas, coloridas,detalhistas, alguns locais estão proibidos de fazer fotos, outros já expõe nas suas portas,a fome apertou e fomos comer uma pizza,fiquei na fila e quando chegou minha vez um cara queria cortar a minha frente, arrumei encrenca e disse que era minha vez e pronto , a ju foi ver o por que da demora e o que estava acontecendo, paguei a pizza comemos e nos separamos, pois não dava certo entrar com a Sofia na cidade soterranea.
De ínicio parecia uma caverna, aí veio as escadas em um corredor estreito, descíamos, descíamos, descíamos,parecia sem fim, foi me dando uma fadiga, até que uma sala espaçosa, ufa!
Na verdade , mesmo não é uma cidade, mas uma casa grande com várias , salas e quartos, no qual o pessoal se escondia em tempos de guerra,alguns lugares estreitos, eles tinham um galinheiro, um espaço para animais maiores, cozinha comunitária, local para dormirem, é uma caverna cheia de mistérios e segredos,a visita guiada demora aproximadamente uma hora,tem dois locais de visitação nesse jardim, por isso considera uma cidade, fomos ao outro lado,com escadas no corredor estreito também, mas era um trajeto mais curto,é para refletir como que naquela altura toda construíram um poço,com fartura de águas, e sobreviviam ali por meses.
Como meu tempo era curto,logo com a liberação da guia, fui ao portão mas estava trancado,a lerda não tinha visto o botão de abrir, quando veio um dos turistas correndo em minha direção com a mão próximo ao meu joelho, e apertou o botão do portão.Juro que achei que ele não estava bem e iria fazer outra coisa, vai saber né?E ele riu tanto da minha reação que foi divertido!
De volta ao centro, encontrei a ju, que vinha da direção do Pozzo della Cava, mas disse que era longe, em relação ao nosso tempo, e sugeriu mais umas voltas e fossemos a estação.
Ela passou próximo ao estacionamento do exercito, e que tinha uma placa proibindo as pessoas de fotografarem a área, e que era sujeito a prisão se alguém desobedecesse, estranho não?
Orvieto é bela, vá conhece-la sem pressa,programe-se para gastar um dia nela, e conheça todas as suas atrações turísticas, vale a pena!
Fomos caminhando até a Funiculare,mas eu ainda quis conhecer a Fortaleza, que se transformou em um jardim, mas a vista era linda.
Descemos até a estação, e em 10 minutos nosso trem chegou, super lotado não tinha lugar em nenhum vagão, a Ju sentou próxima a cabine m um local que somente os bilheteiros sentam, e eu com muito custo achei um banco para mim, e no caminha ia entrando mais pessoas, foi o primeiro caso de lotação que eu ví, o pessoal reclamava,a linha de Firenze, não era para estar lotada por ser uma linha linha de statos turístico , ela deveria ter lugares para todo mundo.Mas nesse dia não tinha!
De volta a Roma,a lido centro depois de 4 dias passeando, começar a semana de rotina novamente e pensar no final de semana seguinte!
Nenhum comentário:
Postar um comentário