Páginas

domingo, 8 de dezembro de 2013

Dia de conhecer como são os hospitais na Itália.

     Eu já estava me sentindo em casa pelo fato de ter me habituado com a rotina do lugar, trabalhar no comércio te dá uma visão mais rotineira e prática de outros lugares mesmo sendo de cultura e ritmo diferente.
  Em uma das manhãs a Sofia não estava boazinha e precisamos leva-la ao Pronto Socorro Bambino Gesú em Roma, nos arrumamos rapidamente e fomos pegamos o trem e descemos na –Fermata Basilica San Paolo, não sabíamos onde era o Hospital , mas não é difícil de encontrar algum lugar em Roma.O ditado já diz quem tem boca vai a Roma!!!.
    Hospitais no Brasil e Itália não vi muita diferença,acredito que a dificuldade em morar em um país estrangeiro é só o  idioma ,pois as estruturas são as mesmas ,não sabendo muito bem o idioma é arriscado levar uma injeção na testa de graça !!!!
   Fomos informadas que no local era só para consultas agendadas e Pronto Socorro seria em outro lugar que deveríamos pegar o Ônibus nº23, muito bem não sabíamos onde era o ponto de embarque, e se realmente era longe para ir de a pé, pergunta daqui , pergunta dali e o povo mais perdido que a gente, até que de repente eu encontro a Basilica San Paolo fuori della moura, realmente linda de fachada , diferente das outras que já visitei, e o seu interior deve ser lindo também ,mas não sei porque e não me pergunte a razão, não retornei num outro dia calmo para visitá-lo!


     Mas  voltando a busca do ponto de embarque do ônibus e de alguém que soubesse explicar onde era o Pronto Socorro, ponto encontrado prosseguimos, nesse dia descobri que o bilhete do metrô/trem de Lido Centro a Roma, valia também para ônibus sem precisar pagar novamente, ele te dá uma viagem de metrô e mais 100 minutos de ônibus por 1,50 euros não é um máximo? E eu caminhei Roma inteira sem saber disso :P
    O interessante de “passear” de ônibus era ver os locais do qual você mais passou  pelo lado de fora como a estação Pirâmide , dá mais noção da vida , sabe? Conhecer outros caminhos que você teve receio de ver porque era fora dos muros de Roma e não estava no mapa, os lugares em Roma são tão memoráveis que durante o trajeto passamos em um lugares onde  eu já havia estado antes , agora dentro dos muros novamente,  não tínhamos ideia de onde descer , uma senhora nos ouviu conversando sobre chegar ao Pronto Socorro e nos indicou o ponto para desembarque,trafegamos por toda a lateral do Rio Tibre e descemos .Trocamos de ônibus e lá fomos para a Via Gianicolo, aquela onde o  segurança me disse para caminha por 30 minutos para chegar a Piazza D Rovere , No dia em que destitui o Papa, lembram? Pois é era muito mais fácil terem nos dito o endereço, eu chegaria lá de boa!
  Já eram ás 11 da manhã a Ju fez a Ficha e aguardamos, eram às 12 horas e continuávamos ali, eram às 13 horas fui comer um lanche no bar do Hospital, como saber o que tinha de recheio se meu vocabulário gastronômico era totalmente escasso? Fui 50 % na intuição e outros 50% na dedução, Aí eu comi um Panini di Wrusttel, ou seja, pão com salsicha sem molho !!!!
   Eram às 14 horas e estávamos lá na espera,nesse período achei estranho as mães juntas com os pais aguardando atendimento, aqui no Brasil a mãe se vira sozinha, lá na Itália é de direito os pais acompanharem as mães quando precisarem ir ao médico com os filhos, pode faltar ao trabalho tranquilamente. Na sala de espera pessoas de várias origens de países diferentes, posso dizer que cada um de um país diferente, neste período chamava uma criança e liberavam, mas isso quando chamavam, uma menina aparentando 12 anos foi chamada as pressas por uma unha encravada, e nós ali. Já eram às 15 horas resolveram higienizar as a salas de atendimento, uma hora depois chamaram uma mãe que já estava ali acredito eu desde as 9 da manhã, com uma salva de palmas ela foi para o atendimento, e achávamos que  iria andar a fila e nada,pediram para que todos nós saíssemos da sala de espera pois iriam higienizar o local, mas nem te conto como foi a nossa cara de “ felicidade”
   Enfim lá pelas 17 horas Sofia foi chamada, em seguida  me chamaram para entrar junto com a Juliana e Sofia, no corredor a médica perguntou de cabeça baixa lendo a ficha  quem era a mãe,a Juliana com a Sofia no colo e eu com as bolsas e carrinho.A Ju havia respondido que era ela, na mesma hora em que eu apontava para ela, a Médica então, achou que estávamos brincando , mas  não . A ju é morena e a Sofia branquela como eu , a médica duvidou mas acreditou , foi engraçado!!!
   As meninas precisaram dormir ali naquela noite , eu fui embora pra casa um pouco nervosa por não saber o que a Sofia tinha, é complicado!!!
Hospitais são iguais, filas , pessoas, espera- cansaço, enfim é tudo igual não reclamem!!!
Neste período estava uma grande movimentação nas ruas por ali perto o mundo dos católicos estava sem Papa, e os turistas  surgiam aos montes nos arredores do Vaticano, o Pronto Socorro Bambino Gesú é mantido por recurso do Vaticano, e era ali do lado mesmo.


    Dia  cansativo e tenso , caminhei pelas ruas centrais e fui pra casa descançar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário