Páginas

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Colosseo , meu amigo!!!

    E nele, meu primeiro dia de turista!
Depois do empurrão da Ju... é claro!
- ficar em casa no domingo nem pensar, vá pra Roma passear!
   E assim fui ,depois das explicações de como pegar o metrô de ida e volta, e um mapa na bolsa, atenta com medo de perder a parada, mas eu estava lá! 
    De Piramide,ao metrô destino a Rebbibia-Conca d´Ouro eu fui.
  Sem saber que ao sair do metrô já estaria em um lugar tão conhecido, o grandioso Colosseo.
   A primeira impressão foi de espanto.Conhecer Roma é tão fácil assim? E realmente é!
  Maravilha, com vergonha de fotografar e me fotografar comecei a desvendar Roma,primeiro ponto turístico Colosseo
    Curiosidades:
O Colosseo ou Coliseu para nós brasileiros,atualmente é a maior atração turística de Roma, com milhares de turistas visitando-o. Foi construído em cima da piscina do Imperador Nero,a obra foi iniciada pelo Imperador Vespasiano 70 d.c. e finalizado 10 anos depois pelo seu filho o Imperador Tito, no dia da inauguração(cerca de 50 mil pessoas)ouve diversas lutas de gladiadores, animais,mortes, a entrada era gratuita, foi uma forma de presentear a população de Roma, a arena se transformou uma ferramenta politica par obter o apoio do povo, criaram uma maneira da qual os eventos de morte fossem diversão agradando os cidadãos romanos para que  não se rebelassem , não fizesse motim e não fossem difíceis.A arquitetura romana é algo surpreendente,com a grande procura de eventos em arena na época, o Colosseo para não perder seus espectadores, foi palco de batalhas navais, ele era inundado e haviam barcos dentro dele causando furor aos romanos.Isso foi possível pela inteligência arquitetônica e futurista da época, e a piscina do Imperador Nero.
    O Colosseo passsou a ser um lugar de cerimônias da Igreja Católica no século XX e século XXI, a Via Crucis cerimônia realizada na Sexta-Feira Santa, tem uma das estações no Colosseo, fui lá conferir o evento mas com o novo Papa,o argentino, estava bem mais lotado e não consegui ver nada.



     E depois de muitas fotos,as pilhas da minha câmera fotográfica resolvem acabar, que maravilha isso sempre acontecem, por isso levo as reservas, e mesmo assim não adiantou elas não estavam carregadas, meu celular salvou o dia de turista.Na saída fui para a esquerda, na Via di San Gregorio, Arco de Tito,sobre as calçadas de pedras aquelas feitas por escravos, passo em frente a entrada do Foro Romano-Palatino e pensei, pagar pra entrar sendo que de onde estava já estou vendo? Besteira! 
     Mas essa mania do jeitinho brasileiro me fez perder 6 euros, pois ao entrar no Colosseo o ticket serviria para entrar ali também e conhecer o interno do Circo Massimo,que só fui perceber que dei bobeira quando cheguei em casa.

          Curiosidades : 

     Circo Massimo:lugar era utilizado para jogos e entretenimento pelos reis etruscos de Roma,logo numa tentativa de ir ao encontro das exigências dos cidadãos de Roma,Júlio César expandiu o Circo e lhe deu pão , daí surge a expressão muito conhecida por nós brasileiros em relação a política ,o famoso Pão e Circo.

      Depois desse giro na Colina Palatina resolvi continuar a esquerda,(questão de localização esquerda ou direita vai geograficamente de cada um), fotografando o prédio da Agricultures Cooperatures Key to feedind the world, por curiosidade,um senhor que passeava com seu casal de filhos despertou a atenção e me perguntou no idioma italiano o porque da foto do seu local de trabalho,a resposta foi simples a curiosidade, nos apresentamos e em seguida no idioma inglês começou a me dar uma aula de história de Roma e seus lugares a visitar,foi muito rico logo no primeiro contato,assim me indicando para conhecer a Colina Aventina,contou a história dos Cavaleiros de Malta e me ensinou como chegar na Piazza de Cavalieri di Malta e disse que teria uma porta de ferro,pediu para que eu olhasse no buraco da fechadura,mas não disse que o que era ,tudo isso para instigar mais ainda a minha curiosidade.No Aventino encontrei três grandes igrejas: a de Santa Sabina, de San Alessio e San Anselmo um jardim lindo com uma vista encantadora de Roma, e nada de achar a porta,mal sabia que havia passado por ela despercebida e só a encontrei no retorno devido uma fila em frente a ela ,todos vieram com a mesma intenção olhar no buraco da fechadura.Essa parte é muito ligada aos mistérios da Maçonaria com a Igreja Católica e vice versa,só soube depois de uma leve busca pela web.

     O que tem lá eu não conto,é um dos segredos de Roma e que você deve ir lá para conhecer!
     

     De volta ao roteiro do mapa, agora em busca do Campidoglio, não era muito boa para me localizar em mapas,fui me baseado no Rio Tibre ou Tevere,mas em determinado momento não sabia onde ir.Porque não ir lá perguntar aos policiais?

     Em qual idioma? Inglês,italiano ou português, na dúvida mandei os três! 

     Per favore,where I´am?quero ir ao Campidoglo.Os policiais me olharam com vontade de rir, mas educados e dispostos a me ajudar misturando italiano e inglês juntos me localizaram, fui seguindo as indicações, minha professora de inglês sempre dizia que para saber que você aprendeu o inglês é fácil, se no sonho você conversar normalmente com outra pessoa em inglês é porque está fluente, mas no meu caso era complicado ,pois,sempre sonhava nos 3 idiomas aí vocês entendem o porque da bela frase acima!
     E no Campidoglio ,lá pelas 5 da tarde eu cheguei, não havia andado muito nesse dia, fiz uma pausa para acompanhar o cotidiano do lugar, e curiosa para saber como chegar na Piazza Navona a partir dalí, mas ler o mapa ainda era uma coisa difícil,e assim retornei em casa toda feliz por ter vencido o medo de não conseguir me virar sozinha, e apta a expandir minhas andanças.
    Alguns lugares em que passei irei colocar as curiosidades de acordo com as explicações encontradas na internet, outras a que eu aprendi nas ruas,algumas não darei destaque ou por falta de conhecimento ou por deixá-los curiosos.
    Curiosidades:
    O Campidoglio fica entre o Fórum e o Campus Martius, é uma das sete colinas de Roma.O Campidoglio contém algumas antigas ruínas ao nível do solo, como são quase inteiramente coberta por medievais e renascentistas palácios,que hoje abriga os Museuns Capitolinos,que circulam a praça em um plano urbanístico significativa projetada por Michelangelo.
    E no final de semana seguinte....

Nenhum comentário:

Postar um comentário